CABEÇALHO

PETRÓLEO NO MAR?

PETRÓLEO NO MAR?

PETRÓLEO NO MAR... QUAL O PROBLEMA?
Quais os impactos de um vazamento de petróleo no mar?
Vazamentos de petróleo no mar causam uma série de impactos ambientais.
Em curto prazo o petróleo boiando na superfície dificulta a penetração de luz na água, exercendo grande impacto sobre o fitoplâncton, algas que vivem em suspensão na água, pois são organismos fotossintetizantes. O fitoplâncton é à base das cadeias alimentares marítimas e são produtoras de oxigênio, um gás vital a maioria dos seres vivos.

PETRÓLEO NO MAR?

Camada de petróleo sobre a água bloqueando a entrada da luz necessária as algas.

Animais com pouca mobilidade como esponjas, corais e mexilhões que dependem de mecanismos filtradores da água para se alimentar absorvem as substâncias tóxicas presentes no petróleo e morrem intoxicadas.

Mamíferos e aves ficam com a cobertura do corpo impregnada com petróleo, isto dissolve a camada natural de lipídios que envolvem os pêlos e penas, prejudicando a impermeabilização destes animais e as propriedades isolantes térmicas provocando morte por hipotermia. Os mamíferos e as aves também morrem ingerindo os compostos tóxicos do petróleo ao tentarem se limpar ou ingerirem alimento contaminado. Aves aquáticas impregnadas de petróleo ficam muito pesadas e não conseguem flutuar, afundando e se afogando.

PETRÓLEO NO MAR?

Ave marinha com as penas impregnadas pelo petróleo.