CABEÇALHO

ÁGUA, NINGUÉM VIVE SEM!

água, ninguém vive sem!

Importância da água para a vida humana
No corpo humano a água corresponde de 50% a 70% do peso corporal.
A maior porte está citoplasma das células.
No citoplasma favorece as reações químicas (metabolismo celular), transporta substâncias.
Fora das células a água é encontrada principalmente no líquido insterticial (líquido entre as células) e no plasma sanguíneo (porção líquida do sangue).
Graças a água o sangue circula distribuindo O2, nutrientes alimentares e hormônios até as células e recolhe excretas (dióxido de carbono e excretas nitrogenadas).
A água também favorece a manutenção da temperatura corporal, pois muda de temperatura lentamente.

Ingestão e eliminação diárias de água
A maior parte da água do corpo vem do ambiente externo, é ingerida diariamente na forma líquida ou embutida em alimentos (cerca de 2,2 litros) Uma pequena parte é produzida pelo metabolismo celular, reações de desidratação que produzem água metabólica (0,3 litros).
Diariamente o corpo perde água pela eliminação da urina (1,5 litros), fezes (0,1 litros), transpiração e respiração (0,9 litros).


Ingestão e eliminação diárias de água (condições normais).

A perda de água por transpiração é muito variável, podendo aumentar muito quando o corpo está muito ativo (durante atividade física, por exemplo) ou quando exposto a altas temperaturas ambientais.

Quanto tempo se vive se água
O tempo de vida sem água é muito variável, podendo variar de poucas horas a alguns dias.
Se uma pessoa estiver submetida a uma alta temperatura ambiental (cerca de 50oC ) algumas horas bastam, especialmente sob atividade intensa sem hidratação.
Mas se for mantido o repouso em uma temperatura ambiental favorável, é bem provável que uma pessoa saudável sobreviva de 5 a 7 dias.

A desidratação pode causar morte
Sob desidratação severa uma pessoa irá morrer, pois com a desidratação o sangue perderá muita água dificultando a circulação, levanto os tecidos a uma carência de nutrientes, acúmulo de excretas e elevação da temperatura corporal.
Este fatores podem levar várias funções corporais a um colapso.


Como a desidratação afeta o organismo.