CABEÇALHO

MÊS 09 - SETEMBRO

SETEMBRO

Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias.
Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que começava em Março.
Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.
Em 22 ou 23 de Setembro, o Sol cruza o equador celeste rumo ao sul; é o equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

EM SETEMBRO COMEMORA-SE:

01. Início da Semana da pátria / Dia do Profissional de Educação Física

02. Dia do Repórter Fotográfico

03. Dia do Guarda Civil / Dia do Biólogo
A biologia estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos.

05. Dia Oficial da Farmácia / Dia da Amazônia

06. Dia do Alfaiate / Oficialização da letra do Hino Nacional

07. Independência do Brasil

08. Dia Internacional da Alfabetização
Em 1990 foi realizada a Conferência da Unesco sobre Educação para Todos, em Jomtien, na Tailândia, que se comprometia a diminuir pela metade o número de analfabetos no mundo até o ano 2000. Hoje nos encontramos no terceiro milênio e os países em desenvolvimento continuam a apresentar um número expressivo de pessoas analfabetas: mais da metade das populações jovens e adultas.

09. Dia do Administrador / Dia do Médico Veterinário / Dia da Velocidade
Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então Presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

10. Fundação do 1º Jornal do Brasil

12. Dia do operador de rastreamento

13. Dia do Agrônomo

14. Dia da Cruz / Dia do Frevo

15. Dia do Cliente

16. Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

17. Dia da Compreensão Mundial

18. Dia dos Símbolos Nacionais

19. Dia de São Geraldo / Dia do Teatro

20. Dia do Funcionário Municipal / Dia do Gaúcho

21. Dia da árvore / Dia do Fazendeiro / Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto. As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as seqüóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.

22. Data da Juventude do Brasil / Dia do Contador

23. Início da primavera / Dia do Soldador / Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações

25. Dia Nacional do Trânsito
Com o crescimento da população e o grau cada vez maior de urbanização, a tendência é de que o trânsito nas cidades se torne cada vez mais intenso. Como trânsito, entendemos a movimentação de pedestres, carros, bicicletas, ônibus, motocicletas, caminhões - este vai-e-vem nas ruas que, justamente por não parar de crescer, exige regras que precisam ser cumpridas para que todos possam ir e vir sem problemas. Por isto, existem não só os deveres dos motoristas, como também os dos pedestres. Engana-se quem acha que o pedestre é o dono da rua: pode ser multado por atravessar fora da faixa, ou em vias em que o acesso de pedestres é proibido, por exemplo. A melhor maneira de um cidadão se comportar em um trânsito é com consciência. Conhecendo e respeitando as leis, evitam-se acidentes e cada um usufrui seus direitos - a pé, motorizado ou pedalando!

26. Dia Interamericano das Relações Públicas / Dia Nacional do Surdo

27. Dia de Cosme e Damião / Dia do Encanador / Dia Mundial de Turismo

28. Dia da Lei do Ventre Livre

29. Dia do Anunciante / Dia do Petróleo

30. Dia da Secretária / Dia da Navegação / Dia Mundial do Tradutor / Dia Nacional do Jornaleiro
Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária. Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais. Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes. Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença.