CABEÇALHO

MÊS 11 - NOVEMBRO

NOVEMBRO

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias.
Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.

EM NOVEMBRO COMEMORA-SE:

01. Dia de Todos os Santos

02. Dia de Finados

03. Dia do Cabeleireiro / Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

04. Dia do Inventor

05. Dia da Ciência e Cultura / Dia do Cinema Brasileiro / Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica
Sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem o cinema, em Paris, com a primeira projeção do que viria a ser a sétima arte, a cidade do Rio de Janeiro pôde assistir à primeira sessão de cinema do Brasil, mais exatamente no dia 8 de julho de 1896. Em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram, na rua do Ouvidor, a primeira sala de cinema, "Salão Novidades de Paris", ficando, para o ano seguinte, a projeção do filme inaugural do cinema brasileiro, rodado por Afonso Segreto, com imagens da Baía de Guanabara.

07. Dia do Radialista

08. Dia do Aposentado / Dia Mundial do Urbanismo

09. Dia do Hoteleiro

10. Dia do Trigo

11. Dia do Soldado Desconhecido

12. Dia do Diretor de Escola / Dia do Supermercado

14. Dia Nacional da Alfabetização

15. Proclamação da República
República é o sistema de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo determinado.

16. Semana da Música

17. Dia da Criatividade

19. Dia da Bandeira
A bandeira é um símbolo. Ela pode representar um time de futebol, uma instituição, um grupo étnico-cultural, enfim, são várias as idéias que podem ser expressas através de uma bandeira. Seu significado é tão forte, que todos os países possuem sua própria bandeira, aquela que representa a nação e que, por isso, deve ser respeitada. A atual bandeira do Brasil foi instituída quatro dias depois da Proclamação da República. Por conta disso, no Brasil, comemoramos o Dia da Bandeira em 19 de novembro.

20. Dia do Auditor Interno / Dia do Biomédico / Dia Nacional da Consciência Negra
A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da áfrica e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

21. Dia da Homeopatia / Dia das Saudações

22. Dia do Músico

23. Dia Internacional do Livro

25. Dia Nacional do Doador de Sangue

27. Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

28. Dia Mundial de Ação de Graças

30. Dia do Síndico