CABEÇALHO

MÊS 06 - JUNHO

JUNHO

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias.
O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.

EM JUNHO COMEMORA-SE:

01. Semana Mundial do Meio Ambiente / Dia de Caxias / Primeira transmissão de TV no Brasil / Dia da Imprensa
Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado era o dia 10 de setembro. Mas você sabe por que a data mudou? Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos. O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.

03. Dia Mundial do Administrador de Pessoal / Pentecostes

05. Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente
A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia. Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

07 Dia da Liberdade de Imprensa

08. Dia do Citricultor

09. Dia do Porteiro / Dia do Tenista / Dia da Imunização / Dia Nacional de Anchieta
Ele vigia as entradas e saídas das pessoas nos prédios residenciais, de empresas, escolas, hotéis etc. Entrega correspondências, presta informações, encaminha os visitantes ao local pretendido, chama a atenção daqueles que perturbam a ordem do local ou abusam de seus direitos, entre outras atividades. Você sabe de quem estamos falando? Do porteiro, quem mais seria? Este cargo cheio de responsabilidades não é para qualquer um. Seu papel da segurança de um condomínio é muito importante, já que ele responde pela entrada de pessoas e automóveis, sem nunca deixar seu posto - a não ser para entregá-lo, durante um justo revezamento, ao auxiliar de portaria. Afinal, porteiro também precisa de descanso!

10. Dia da Artilharia / Dia da Língua Portuguesa / Dia da Raça
O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul. Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).

11. Corpus Christi / Dia da Marinha Brasileira / Dia do Educador Sanitário

12. Dia do Correio Aéreo Nacional / Dia dos Namorados

13. Dia de Santo Antônio / Dia do Turista

14. Dia do Solista / Dia Universal de Deus

17. Dia do Funcionário Público Aposentado

18. Dia do Químico / Imigração Japonesa
Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos. Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos. E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

19. Dia do Cinema Brasileiro

20. Dia do Revendedor

21. Dia da Mídia / Dia do Imigrante / Dia Universal Olímpico / Início do inverno

24. Dia das Empresas Gráficas / Dia de São João / Dia Internacional do Leite

26. Dia do Metrologista

27. Dia Nacional do Progresso

28. Dia da Renovação Espiritual

29. Dia de São Pedro e São Paulo / Dia do Papa / Dia da Telefonista / Dia do Pescador
Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens - estas são algumas das atribuições das telefonistas. Dependendo de onde se trabalha, novas funções podem surgir, tais como despertar pessoas e registrar solicitações (em hotéis, por exemplo). A telefonista é um profissional indispensável no atendimento ao público. Seu serviço funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou outra organização, não importa o tamanho. Portanto, a telefonista precisa estar preparada para fornecer informações e responder às dúvidas de quem a procura, pois disto dependerá o sucesso do primeiro contato.

Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores. Por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador. Pescador não é só bom de história. é aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Antes do sol nascer, lá vai ele com seu barco pesqueiro e pára onde sabe que dá peixe - sabe direitinho onde a pescaria é boa. Quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender. Este personagem - o pescador que vive de sua própria produção - é bastante comum no nosso país. Muitos vivem em praias paradisíacas e pouco habitadas; nos feriados e nas altas temporadas, costumam ganhar bem mais do que a média anual. Porém, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela pesca esportiva de pessoas sem licença e sem consciência ambiental, que pescam quantidades superiores à permitida; a poluição das águas também compromete a vida dos peixes e conseqüentemente a dos pescadores.