CABEÇALHO

MÊS 07 - JULHO

JULHO

Julho é o sétimo mês do ano no Calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias.
Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que Júlio nasceu.
Julho começa (astrologicamente) com o Sol no signo de Câncer e termina no signo de Leão.
Na roda do ano pagã julho termina Lughnasadh ou próximo dela no hemisfério norte e no Imbolc ou próximo dele no hemisfério sul.
Na Igreja Católica julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.

EM JULHO COMEMORA-SE:

01. Dia da vacina BCG
A BCG ou Bacilo de Calmette e Guérin é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos e aplicada sob a forma de injeção intradérmica. Criada em 1921, é produzida a partir de cepas (uma espécie de microorganismo) do Mycobacterium bovis, sendo indicada, preferencialmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.

02. Dia do Hospital / Dia do Bombeiro Brasileiro
O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. E não é para menos. Como não admirar a coragem, a bravura, a determinação e ousadia dos seus soldados ao enfrentar incêndios nas matas, em arranha-céus... além da inteligência e sangue-frio no salvamento de suicidas, resgate de feridos e cuidados especiais em acidentes.

04. Dia Internacional do Cooperativismo / Independência dos EUA / Dia do Operador de Telemarketing

06. Dia da criação do IBGE

08. Dia do Panificador

09. Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista

10. Dia da Pizza

12. Dia do engenheiro Florestal
O engenheiro florestal está diretamente ligado à natureza em seu ofício: é ele quem estuda e planeja a exploração dos recursos florestais, para encontrar o modo adequado e mais racional de aproveitá-los, com o menor risco ambiental possível.

13. Dia do Engenheiro de Saneamento / Dia do Cantor / Dia Mundial do Rock

14. Dia do Propagandista de Laboratório / Dia da Liberdade de Pensamento

15. Dia Nacional dos Clubes

16. Dia do Comerciante

17. Dia de Proteção às Florestas
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

19. Dia da Caridade / Dia Nacional do Futebol
Sobre o futebol, não é preciso dizer que é o esporte mais popular do país. Do mesmo jeito que o futebol representa nosso país, o Brasil representa o futebol no mundo (principalmente depois que a seleção brasileira passou a ser o única a deter o título de pentacampeã). O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes. Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos. Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.

20. Dia do Amigo e Internacional da Amizade / Dia da 1ª Viagem à Lua 1969
Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. (Dicionário Aurélio). Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas. E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida - envolta num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo.

Em 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos de Brasília, o astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra de lá. A bordo da nave Apolo XI, ele, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz" (zumbido) e Michael Collins cumpriram a missão de alunissar (aterrisar na Lua) após levantarem vôo em 16 de julho do mesmo ano. Como comandante da Apolo XI, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Por quase duras horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias. O mundo inteiro permaneceu em alerta naquele dia. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento. E estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas testemunhavam via satélite a alunissagem, considerada impossível tempos atrás. Muitos, inclusive, ainda duvidam de que tal fato tenha realmente acontecido, mesmo com tantas outras missões tripuladas que se lançaram no espaço, após Armstrong ter colocado seu pé esquerdo, coberto pela bota azul, no chão fino e poroso do solo lunar.

23. Dia do Guarda Rodoviário

25. Dia de São Cristóvão / Dia do Colono / Dia do Escritor / Dia do Motorista
Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê. Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"). Assim, temos registros de grandes escritores da Antigüidade, da Idade Média, do Renascimento... e graças a eles temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.

26. Dia da Vovó

27. Dia do Motociclista

28. Dia do Agricultor
Em algum momento, em sua evolução, o homem descobriu que podia tirar da terra o seu alimento. Desde o século XIX, quando se estabeleceram hipóteses de como teria sido o seu desenvolvimento, foram estabelecidas quatro fases: na primeira fase, o homem foi selvagem; na segunda, nômade (sem habitação fixa) e domesticador; na terceira, agricultor e somente na quarta, se civilizou. O momento da passagem de caçador para pastor e agricultor nunca ficou muito preciso, não se concluiu exatamente qual foi, ou onde foi. Estudos arqueológicos, etnográficos e históricos mostram que ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, o homem passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar, que é o que conhecemos como Agricultura: uma arte, a arte de cultivar a terra. No Dia do Agricultor, é interessante conhecer um pouco mais sobre essa importante e antiqüíssima atividade humana.

31. Dia Mundial do Orgasmo
O mundo celebra uma data curiosa: o Dia Mundial do Orgasmo. Parece estranho estabelecer um dia para se dedicar ao prazer? Não para os especialistas em sexo, que acreditam que as mulheres muitas vezes se sentem insatisfeitas na cama porque não prestam atenção à própria libido.