CABEÇALHO

MÊS 08 - AGOSTO

AGOSTO

Agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano.
É assim chamado por decreto em honra do imperador Augusto.
Este não queria ficar atrás de Júlio, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias.
Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).

EM AGOSTO COMEMORA-SE:

01. Dia Nacional do Selo

03. Dia do Tintureiro

05. Dia Nacional da Saúde

08. Dia do Pároco

09. Dia dos Pais

11. Dia da Televisão / Dia do Advogado / Dia do Estudante / Dia do Garçom / Dia Internacional da Logosofia
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4. Mas o dia para se comemorar a invenção desta que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações é 11 de agosto, em homenagem à sua padoreira, Santa Clara, nascida neste dia.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Advogar é uma das opções do bacharel em Direito. A outra é a carreira Jurídica. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário. O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida...

12. Dia Nacional da Artes

13. Dia do Economista
Compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia. Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo. Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.

15. Assunção de Nossa Senhora / Dia da Informática / Dia dos Solteiros
A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. é muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida. Desde seus primórdios no século XX, quando possuía finalidade exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Ainda hoje, computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares.

16. Dia do Filósofo

19. Dia do Artista de Teatro / Dia Mundial da Fotografia

20. Dia dos Maçons

22. Dia do Folclore
O folclore é a expressão de uma cultura. é a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados), embora muitas vezes o termo folclore seja atribuído apenas para a literatura oral. Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, conseqüentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo.

23. Dia da Injustiça

24. Dia da Infância / Dia dos Artistas / Dia de São Bartolomeu

25. Dia do Feirante / Dia do Soldado
Todo país tem seus próprios símbolos nacionais: o hino, a bandeira, os brasões... Porém, mesmo não oficialmente, a imagem do soldado já é, em si, um símbolo de orgulho nacional. Traz significados de amor à pátria, sacrifício em nome da soberania do país, coragem e bravura na defesa de nosso território. Tudo isto representa o soldado, na guerra e na manutenção da paz dentro e fora de seu território.

27. Dia do Corretor de Imóveis / Dia do Psicólogo
O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

28. Dia da Avicultura / Dia dos Bancários

29. Dia Nacional do Combate do Fumo

31. Dia da Nutricionista
Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.